Inicio » CONTABILIDAD - 9

  • LA DIMENSIÓN COGNITIVA DE LA CRISIS CONTABLE Y LA ESTRATEGIA HOLÍSTICA PARA LA RECUPERACIÓN DE LA CONFIANZA

    La mayoría de los estudios sobre la temática consideran que la causa de las irregularidades y de la crisis profesional se encuentra en las conductas antiéticas e inmorales y sólo algunos hacen referencia a la ambigüedad y no pertinencia de las normas contables. Ocurre que las irregularidades y la crisis profesional contable se manifiestan en dimensiones académicas, sociales y éticas.

    Tipo: Documento | Fecha de Publicación: 11/2005

  • OPERATIVA DE LA NORMA INTERNACIONAL DE CONTABILIDAD 12 RELATIVA A IMPUESTOS DIFERIDOS

    La importancia de conocer los lineamientos de las normas internacionales de contabilidad surge debido a la gran fuerza que el órgano que las emite, el AICPA (American Institute of Certified Public Accountants), tiene a nivel mundial en donde el más claro ejemplo fue el impulsar la aplicación de dicha normativa internacional de forma obligatoria a partir del 1 de enero de 2005 para las empresas cotizadas en la Unión Europea (el caso de España), esperando en un futuro no muy lejano, hacer extensiva dicha obligación a otras regiones importantes como Latinoamérica, África y Asia, y porque no, hasta a los Estados Unidos.

    Tipo: Documento PDF | Fecha de Publicación: 11/2005

  • RETOS Y DESAFÍOS DE LA PROFESIÓN CONTABLE EN REPUBLICA DOMINICANA 2000-2005

    La contabilidad puede definirse como el arte de anotar, clasificar y resumir, en forma sistemática y en términos monetarios, la historia financiera de una organización. Mediante la contabilidad, las operaciones financieras de una empresa u organización se anotan en los libros clasificándose en cuentas separadas y resumiéndose los resultados en los estados financieros, los cuales serán finalmente presentados a los usuarios para su interpretación y análisis.

    Tipo: Documento | Fecha de Publicación: 10/2005

  • COMO QUANTIFICAR E CONTABILIZAR OS RESÍDUOS INDUSTRIAIS

    Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 10/2005

  • A EVOLUÇÃO DE NORMAS E RECOMENDAÇÕES INTERNACIONAL E NACIONAL DA CONTABILIDADE AMBIENTAL

    As questões ambientais, ecológicas e sociais, hoje presentes nos meios de comunicação, vêm fazendo com que os contadores e os gestores empresariais passem a considerá-las nos sistemas de gestão e de contabilidade, dando ensejo ao reconhecimento da Contabilidade Ambiental. Todavia, essa contabilidade é ainda muito pouco utilizada nas empresas, mesmo no contesto mundial. A Contabilidade, principal sistema de informação de uma empresa, não pode, nos dias atuais, desconhecer esta realidade, não pode ficar à margem destas preocupações.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 10/2005

  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A CONTABILIDADE

    A responsabilidade da inclusão de um estudante com necessidade especial é de toda a comunidade escolar e representa uma oportunidade, um objetivo para que a universidade não caminhe para um grupo de pessoas sozinhas. O estudante com necessidade especial, segundo Rodrigues (2005), é um catalisador de práticas e valores novos.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 10/2005

  • EL CONCEPTO DE CONTABILIDAD AMBIENTAL Y LA NORMALIZACIÓN

    La contabilidad ambiental es una rama de la contabilidad de muy reciente reconocimiento y, quizás por ello, es frecuente encontrar términos comunes con significados diferentes, cuando no contradictorios.

    Tipo: Documento | Fecha de Publicación: 09/2005

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: UMA CONTRIBUIÇÃO DAS EMPRESAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    O exercício da responsabilidade social corporativa está associado à noção de sustentabilidade, que visa conciliar as esferas econômica, ambiental e social na geração de um cenário compatível à continuidade e à expansão das atividades das empresas no presente e no futuro. A responsabilidade social corporativa passa a ser considerada um elemento importante para o desenvolvimento dos negócios e para estabelecer relações positivas das empresas com as assim chamadas partes interessadas (stakeholdwers). Assim, as empresas são impulsionadas a adotar novas posturas diante de questões ligadas à ética e à qualidade da relação empresas-sociedade.

    Tipo: Documento | Fecha de Publicación: 09/2005

  • UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA CONTABILIDADE

    Nas últimas décadas, marcadas, sobretudo, pela internacionalização da economia, as organizações estão restringindo a ocupação de cargos e funções à formação especializada, exigindo competências e habilidades para as mais diferentes atividades. Formar o cidadão, com a potencialidade de desenvolvimento social, cultural, econômico e político da sociedade implica articular a universidade com as demais instituições sociais.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    A responsabilidade social corporativa passa a ser considerada um elemento importante para o desenvolvimento dos negócios e para estabelecer relações positivas das empresas com as assim chamadas partes interessadas (stakeholdwers).

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • RESÍDUOS INDUSTRIAIS E A QUESTÃO AMBIENTAL

    Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA CONTABILIDADE

    Nas últimas décadas, marcadas, sobretudo, pela internacionalização da economia, as organizações estão restringindo a ocupação de cargos e funções à formação especializada, exigindo competências e habilidades para as mais diferentes atividades. Mediante essas constatações, é evidente que se deve discutir a formação do professor de Contabilidade e isto poderá contribuir para a visualização do ensino da Contabilidade como mediador entre a nova base da realidade social e as exigências de profissionais especializados para atuarem na gestão de negócios da organização. Neste sentido, refletir sobre o trabalho do professor de Contabilidade como atividade social implica o comprometimento com a melhoria desse nível de ensino.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • PASSIVO AMBIENTAL

    É, pois, cada vez mais significativa à presença do termo passivo ambiental no noticiário. E o que é mais importante, o assunto ganha dimensões econômicas, sociais e jurídicas antes inimaginadas. As atividades econômicas e seus efeitos sobre o meio ambiente são questões mundialmente discutidas.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • O GRANDE DESAFIO - ENSINO DE CONTABILIDADE

    Nas últimas décadas, marcadas, sobretudo, pela internacionalização da economia, as organizações estão restringindo a ocupação de cargos e funções à formação especializada, exigindo competências e habilidades para as mais diferentes atividades. Mediante essas constatações, é evidente que se deve discutir a formação do professor de Contabilidade e isto poderá contribuir para a visualização do ensino da Contabilidade como mediador entre a nova base da realidade social e as exigências de profissionais especializados para atuarem na gestão de negócios da organização.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • O CONHECIMENTO: MENSURAÇÃO E CONTABILIZAÇÃO

    Os ativos intangíveis, como as qualificações dos funcionários, a tecnologia da informação e os incentivos à inovação, por exemplo, podem desempenhar papel preponderante na criação de valor para a empresa. Os sistemas tradicionais de mensuração, porém, não foram concebidos para lidar com a complexidade desses ativos, cujo valor é potencial, indireto e dependente do contexto.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • MARCO REFERENCIAL DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

    O exercício da responsabilidade social corporativa está associado à noção de sustentabilidade, que visa conciliar as esferas econômica, ambiental e social na geração de um cenário compatível à continuidade e à expansão das atividades das empresas no presente e no futuro.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • CUSTOS AMBIENTAIS E SUA GESTÃO

    Os rumos contemporâneos da competição e da tecnologia afloram significativas mudanças no contexto empresarial. Estas mudanças caracterizadas como gestão dos negócios, sinaliza a migração da ecologia aumentando a responsabilidade social. A incorporação do tema ambiental e o tratamento contábil, e mais especificamente a área de custos não deve ser tratada como uma conseqüência desta tendência mundial que surge, necessariamente, como um resultado da aplicação de critérios como a “Qualidade Total” que se incorporaram, paulatinamente, as empresas na década passada.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • A MAQUIAGEM DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COM A CONTABILIDADE CRIATIVA

    A contabilidade é, atualmente, um instrumento fundamental para auxiliar a administração moderna e tem como principal objetivo gerar informação para embasar as decisões a serem tomadas, bem como reduzir o seu grau de incerteza. Para isso, identifica, registra, mensura e possibilita a análise e predição dos eventos econômicos que alteram o patrimônio de uma empresa. Para a elaboração da informação contábil, existem normas a seguir que não podem deixar de incluir elementos de subjetividade e cuja aplicação requer, em muitos casos, a realização de estimações por parte da empresa, abrindo assim a possibilidade de uma mesma realidade ser refletida de formas diferentes.

    Tipo: Documento | Fecha de Publicación: 09/2005

  • A CONTRIBUIÇÃO DO CONTABILISTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Nos últimos tempos, as organizações empresariais e conseqüentemente a contabilidade, têm-se influenciada pelas incidências de novas variáveis: novas tecnologias, consideração primordial do ativo humano, na racionalização dos custos, gestão dos custos por atividades, etc., que vem contemplar e aperfeiçoar a doutrina existente. Neste sentido, a Contabilidade, vista como um sistema de informação da situação e da evolução patrimonial, econômica e financeira da empresa, deve incluir, em seus relatórios, todos os dados relacionados ao meio ambiente, facilitando o acesso a mais esta informação ao seu grande número de usuários, auxiliando-os no processo de tomada de decisão.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

  • A CONTABILIDADE GERENCIAL E A TEORIA DAS RESTRIÇÕES

    A idéia fundamental na Teoria das Restrições (TOC), é que todo sistema tangível, como por exemplo, um empreendimento com fins lucrativos, deve ter pelo menos uma restrição. A restrição é um fator que impede o sistema de conseguir mais do que almeja.

    Tipo: Articulo | Fecha de Publicación: 09/2005

Nuevas publicaciones

⇐ Hazte Fan en Facebook
⇐ Síguenos en Twitter
⇐ Agréganos en Google +
⇐ Suscríbete vía Email
"Si tú tienes una manzana y yo tengo una manzana e intercambiamos las manzanas, entonces tanto tú como yo seguiremos teniendo una manzana. Pero si tú tienes una idea y yo tengo una idea e intercambiamos ideas, entonces ambos tendremos dos ideas"
George Bernard Shaw
Comparte conocimiento
Contenidos publicados con licencia CC BY-NC-SA 3.0 a excepción de los casos en los que se indican derechos de autor específicos. Sugerimos contactar a los autores al usar material públicamente.